JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Conheça a lenda do Urutau

Os Urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também é chamado de mãe-da-lua e emenda-toco.
O Urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não ser assustando facilmente. Alcança até 37 cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

A lenda do Urutau

O Urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos, o Urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi…”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

E ai, gostou? Compartilhe!

 

 

 

Referência: Wikiaves

Sumário
Data de revisão
Item avaliado
A lenda do Urutau ou Mãe da Lua
Avaliação
51star1star1star1star1star
Conheça a lenda do Urutau
Classifique este post
The following two tabs change content below.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta