JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Criar pássaros exóticos e legalizados, certo ou errado?

 

Criar pássaros exóticos e legalizados, certo ou errado?

Bom meus amigos, esse sem dúvida é um assunto muito polêmico em que a opinião das pessoas ficam divididas. De um lado, as pessoas são contra a prisão dos animais, do outro, quem é a favor acredita que se o pássaro está legalizado então está tudo certo. Mas para você entender melhor sobre esse assunto, vamos explicar os prós e os contras sobre a criação de pássaros silvestres autorizados pelo IBAMA e a criação de pássaros exóticos.

Vamos começar falando sobre a criação dos pássaros silvestres de origem brasileira e sua autorização de criação e reprodução em cativeiro pelo IBAMA.
Prós: Se um pássaro está legalizado, significa que ele não foi capturado na natureza (pássaros capturados na natureza não podem ser legalizados), ou seja, aquele pássaro foi gerado em um criadouro que atendia todas as normas e recebeu autorização do IBAMA. Mas aí vem a pergunta que todos que são contra utilizam como argumento: “Mas para o primeiro pássaro autorizado gerar os demais, ele não teve que ser capturado na natureza?”. A resposta é SIM, claro que o primeiro pássaro que gerou os demais teve que ser capturado mas ninguém sabe exatamente porque esse pássaro foi capturado, poderia ter sido pelo próprio IBAMA com a função de criar esse método de autorização e reduzir a captura ilegal, pode ter sido alguma instituição científica com objetivos de estudar a espécie, pode ter sido por alguma ONG visando preservar a espécie. Há muitas teorias, mas o importante é que aquele pássaro gerou outros em cativeiro e sua reprodução foi autorizada.

A maioria dos criadores de pássaros em cativeiros são amadoristas, criam pelo seu canto ou sua beleza mas existem também grandes criadouros que visam preservar as espécies, muitas delas ameaçadas de extinção. Esses criadores são “ajudantes” das natureza, algumas espécies de pássaros acabam sendo extintas devido aos grandes desmatamentos, a caça ilegal e a captura pelo tráfico de animais silvestres. A função desses criadouros é reproduzir ao máximo esses pássaros em cativeiro e tentar fazer sua reintrodução na natureza preservando assim a existência das espécies.

Contras:

Por que prender um animal inocente que nunca fez mal a ninguém só para ouvir seu canto?
Você gostaria de ser aprisionado em uma jaula sem ter feito nada?
Pássaro preso não canta, ele lamenta!
Se você quer ouvir o canto dos pássaros e ter eles por perto plante árvores, atraia eles com alimentos.
Os pássaros são mais belos quando estão soltos.
Quando alguém vir você com uma gaiola na mão, mesmo que ele saiba que o seu pássaro é autorizado, ele vai querer capturar um para ter também.

E criar pássaros exóticos, é certo ou errado?

A criação de pássaros exóticos também não é proibida pelo IBAMA, uma vez que se esses pássaros fossem soltos em nossas florestas, eles não conseguiriam encontrar seu próprio alimento e acabariam morrendo.

Contras: São os mesmos argumentos utilizados para os pássaros silvestres autorizados;
Existe também a ideia de que se esses pássaros não são originais do Brasil, então eles são silvestres em algum país.

Prós: Um dos prós responde a questão citada a cima, e retoma a ideia sobre o motivo do primeiro pássaro ter sido capturado. Por que aquele pássaro exótico foi capturado? Se ele foi trazido para um país que não sobrevive solto seria correto soltá-lo? Temos que explicar também que os pássaros exóticos que existem em nosso país são reproduzidos aqui, eles não são mais capturados.
Um pássaro exótico é como outros bichinho de estimação como um Porquinho da Índia, Hamster ou um Coelho.

Então, agora que você já sabe os prós e contras sobre a criação de pássaros qual a sua opinião? Contra ou a favor?

Sumário
Data de revisão
Item avaliado
Pássaros exóticos e legalizados.
Avaliação
51star1star1star1star1star
Criar pássaros exóticos e legalizados, certo ou errado?
5 (100%) 2 votos
The following two tabs change content below.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta