JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Muda de Penas: Saiba como cuidar do seu pássaro na muda

A Muda de Penas é um processo natural que ocorre nos pássaros, pelo menos uma vez por ano. A muda de penas ocorre logo após a estação de reprodução entres o meses de Janeiro e Maio com duração de aproximadamente 4 meses para pássaros em liberdade, já para os domésticos, tem duração próxima de 8 semanas. A época da muda varia um pouco de uma região para outra, sendo influenciada pela temperatura, umidade relativa do ar, dentre outros fatores.

Aspectos psicológicos podem influenciar a entrada do pássaro em muda. Um pássaro em meio às fêmeas ou ouvindo e disputando canto com outros machos poderá retardar sua entrada na muda. O pássaro necessita tranquilidade para uma muda natural.

Fatores de estresse como mudança de ambiente, viagens, variações bruscas de temperatura, mudanças e desequilíbrios na dieta poderão precipitar a entrada do pássaro na muda podendo causar a MUDA ENCRUADA, forçar a muda não é uma pratica recomendada. [Saiba como tratar a Muda Encruada clicando aqui]

Infertilidade na muda de penas

A muda é um processo natural na vida das aves, relacionado a fatores biológicos, ligados aos hormônios produzidos pela tireoide. A fase da muda é mais complexa que a simples substituição das penas, envolvendo processos que não são percebidos como, por exemplo, a reorganização do aparelho reprodutivo. Durante a muda, as fêmeas não produzem óvulos e os machos perdem temporariamente a fertilidade, os machos esfriam, param de cantar e na maioria das vezes diminuem muito a sua movimentação na gaiola. Na natureza param as disputas territoriais e se juntam aos bandos, machos e fêmeas.

Como deve ocorrer o processo

As penas devem cair devagar, naturalmente, de forma a que quase não se perceba sua entrada em muda. Se de um dia para outro a gaiola aparecer forrada de penas ou se partes da pele estiverem expostas, há algo errado.

Muda de Pardo  e Muda de Ninho

Muda de Penas: Muda de Ninho

Os filhotes nascem quase pelados, cobertos com uma finíssima plumagem. Aos poucos vão aparecendo as penas e quando saem do ninho já estão empenados por inteiro. No terceiro ou quarto mês de vida efetuarão uma muda que chamamos muda de ninho. O filhote fará uma muda rápida de penas que chamamos MUDA DE PARDO. As mudas de penas anuais ocorrerão então mais ou menos 12 meses à partir desta muda de pardo.

A muda de penas é um evento natural na vida dos pássaros, não pode ser tratada como uma enfermidade. No entanto, os pássaros ficam mais debilitados e suscetíveis às doenças nesse período, inspirando mais atenção, especialmente com variações bruscas de temperatura e com correntes de ar.

Temperaturas mais elevadas favorecem uma muda mais rápida. Muitos criadores encapam a gaiola durante a muda, com a intenção de manter o pássaro mais tranquilo e protegido de variações bruscas de temperatura. Os banhos são permitidos e recomendados, com a precaução de evitar dias e horas mais frios. Duas gotinhas de vinagre de maçã na água do banho ajudam na prevenção de ácaros e conferem um aspecto de limpeza à plumagem. Banhos de sol são excelentes. Uma dieta equilibrada é garantia de muda bem feita.

Alimentação e Cuidados

Uma alimentação rica em vitaminas é recomendada, farinhadas e água fresca e filtrada.
Proteja o pássaro das correntes de ar frio e do calor excessivo e evite mudanças de temperatura repentina.

 

 

Sumário
Data de revisão
Item avaliado
Como cuidar do pássaro durante a muda de penas
Avaliação
51star1star1star1star1star
Muda de Penas: Saiba como cuidar do seu pássaro na muda
5 (100%) 1 voto
The following two tabs change content below.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta