JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Muda Encruada: Saiba como tratar e prevenir

Antes de falarmos sobre a Muda Encruada, é importante que você entenda um pouco sobre o processo da muda:
A muda é um processo natural que acontece nas aves para renovar sua plumagem antes das épocas frias ou da migração anual, também durante a muda é permitido à fisiologia reprodutiva das aves, um descanso completo para que a ave construa suas reservas de nutrientes no organismo e consequentemente adquira uma boa reposição de plumagem para a nova fase reprodutiva. Normalmente a muda ocorre uma vez ao ano, podendo acontecer em algumas espécies duas ou três vezes por ano, com duração de até quatro meses. [Leia mais sobre a Muda de Penas clicando aqui]

A Muda Encruada ocorre quando o seu pássaro não completa totalmente o processo de troca de penas ficando com penas presas, incompletas ou partes do corpo expostas.

Causas da Muda Encruada

Causas clínicas

O processo de substituição de penas será iniciado, mantido ou modificado por uma série de fatores que irão interagir entre si, as causas clínicas mais comuns são parasitas de pele, parasitos internos (vermes, protozoários), infecções bacterianas ou fúngicas na pele ou nos folículos das penas, alergias, distúrbios hormonais, desnutrição, aspergilose (infecção respiratória fúngica), doenças internas (doenças hepáticas) e carências nutricionais.

As causas psicológicas ou comportamentais

São o estresse, medo, susto, luz no criatório reduzindo as horas de sono, mudança brusca na rotina do pássaro, presença de outros pássaros cantando no recinto ou mistura de machos e fêmeas, principalmente, em diferentes estágios da muda.
Devemos considerar que a influência hormonal sobre a muda varia consideravelmente de espécie para espécie e a função da tireoide sempre foi considerada a mais importante neste processo, o hipotireoidismo em aves (geralmente causado por deficiência de iodo na ração) certamente provocará sérios atrasos e anomalias na muda. Hormônios gonadotróficos, também influenciam neste processo. Medicamentos também podem afetar o crescimento e muda de penas. Outro fator conhecido é a ação do Fenbendazole (Albendazóis), parasiticida intestinal que pode danificar a plumagem, se for administrado durante um período de crescimento das penas novas.

Todos esses fatores individualmente ou combinados podem desencadear uma patologia que é conhecida como “MUDA ENCRUADA”, bem observada pela deficiência de crescimento de penas, áreas sem plumagem e ou penas mal formadas. Quando a muda não transcorre como o previsto, devemos buscar as causas do problema, ou seja, avaliar cada situação das quais foram descritas acima, para sabermos onde está a falha e tomar medidas preventivas e curativas.

Como prevenir a Muda Encruada

Entre os nutrientes essenciais que influenciam diretamente o desempenho das aves, destaca-se a metionina, primeiro aminoácido limitante para esses animais quando são utilizadas dietas à base de milho e soja. Além disso, a metionina desempenha várias funções no organismo das aves e tem efeito no sistema imune, na deposição de proteína, no metabolismo de lipídeos e no metabolismo energético.

Como tratar a muda encruada

Caso seu pássaro esteja próximo a outros, recomenda-se que você o afaste (O stress, disputa de cantos ou ouvir piados de uma fêmea atrasa o processo de troca de penas dos pássaros).
Dê o medicamento Avitrin Ferro, que é facilmente encontrado ( Este medicamento favorece as aves nutrientes necessários à reposição normal das penas e bico).

Muda Encruada: Avitrin Ferro

Triture pequenos pedaços de carvão e coloque no fundo da gaiola (O carvão vegetal é conhecido pela sua capacidade de absorção e retenção de substâncias químicas.
Forneça alimentos ricos em ferro e cálcio para melhorar sua reposição.

 

Referências: Ave Doméstica, Curiozeiros, Provets.

Sumário
Data de revisão
Item avaliado
Saiba como tratar e prevenir a muda encruada
Avaliação
51star1star1star1star1star
Muda Encruada: Saiba como tratar e prevenir
5 (100%) 1 voto
The following two tabs change content below.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.
Gilsoney de Souza

Gilsoney de Souza

Formado em Sistemas para Internet, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amante de pássaros e da natureza desde criança.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta